A Vida De Um Rapaz Eletricista Em Lisboa

O Rapaz que se tornou o melhor eletricista em Lisboa.

 

O início do treino de eletricista.

Ao longo dos anos, houve um número de pessoas que passaram pelo sistema de estágios e de estágios escolares, para se tornarem eletricistas profissionais. Mas há um jovem rapaz, que se realmente destaca na minha opinião. Quando ele veio para se inscrever no programa de eletricistas de Lisboa, estava a chumbar o décimo ano, a sua mãe disse que ele tinha problemas de disciplina, foi desmotivado pela escola, e não tinha uma figura paterna na sua família. Pode perguntar-se a si mesmo, porque é que aceitamos este rapaz, se ele tinha tantos problemas…? Bem, havia algo acerca dele que nós conseguimos ver que não se poderia realmente quantificar! So sabe quem lá estava!

Colocamo-lo num estágio numa escola de eletricistas na cidade de Lisboa, com uma empresa de eletricidade. Através da minha experiência anterior, eu conhecia o diretor da escola, assim como o gerente da empresa, e ambos eram profissionais incríveis. Após o seu primeiro dia lá, liguei para o anfitrião e perguntei como tinha corrido. Tudo o que recebi do anfitrião foi, “este rapaz vai ser um desafio”.

 

Após as primeiras semanas de treino de eletricistas.

Ao longo dos próximos 6 meses este jovem rapaz fez uma mudança completa. Ele encontrou motivação na escola e viu a relevância das matemáticas e do inglês para o mundo real. O anfitrião e os seus comerciantes começaram a tornar-se figuras de paternais para ele e estes,  realmente atuaram como mentores na sua vida, e ajudaram-no, dando-lhe a conhecer novas coisas! Tiveram oportunidade de o ver a crescer e que ele estava crescendo para ser um jovem e que todas as “porcarias” que tinha feito no passado, não se iam repetir. Assim, tornou-se um eletricista fantástico em Lisboa.

um eletricista de qualidade em LISBOA

No final do estágio de dois anos, nós  articulamo-lo num aprendiz elétrico em tempo integral e ele passou a completar o seu certificado de comércio elétrico com um número elevado de eletricistas hospedeiros diferentes. Tudo isto e ao mesmo tempo a obter avaliações de desempenho brilhantes e resultados excelentes por fazer reparações elétricas em Lisboa. Eu ainda me lembro quando nós o treinamos; A sua mãe entrou e disse que se não o tivéssemos colocado nesse estágio de eletricistas e o tivéssemos fornecido a um empregador de acolhimento excepcional que realmente se importava com o bem-estar de uma jovem, bem como com a sua formação, o seu filho estaria morto ou um fugitivo!

 

Um eletricista de sucesso!

Os esquemas de treinamento em grupo fazem isso o tempo todo. Eles não se dão ao esforço de olhar  para trás da pessoa que se senta na sala a ser ensinada, que pode não ter feito muito bem na escola, no entanto, com um pouco de apoio, orientação e motivação, eles vão acabar por ser úteis e produtivos cidadãos e comerciantes, para o comércio de Lisboa. E foi assim que este rapaz se tornou um eletricista de sucesso! Agora pode dizer com todo o orgulho no mundo, que é sem dúvida o melhor eletricista na zona da grande Lisboa!

História de um rapaz eletricista de Lisboa

De rapazes a eletricistas credenciados!

No Outono de 1975, há 13 anos e nove meses atrás, entrei na loja elétrica no ensino médio, e comecei a estudar eletricidade, passava lá 2 horas todos os dias, estava numa escola de formação de eletricistas na cidade de Lisboa, recebia menos de € 10… Se as minhas notas fossem boas em todas as disciplinas, poderia vir a casa aos sábados e sair com um eletricista profissional para fazer trabalhos residenciais, principalmente casas de desbaste, alguns trabalhos antigos e alguns comerciais.

Os fatores que contribuíram para o seu sucesso:

  • O “querer” ser um eletricista de excelência;
  • O seu amor pela sua cidade natal de Lisboa;
  • Um interesse de outro mundo, pelo funcionamento elétrico e do que o rodeia;
  • Querer ser um dos melhores eletricistas em Lisboa;

No primeiro sábado, este velho temporizador disse “OLÁ!”, “tudo bem amigo?”. Esse senhor mostrou-se muito amigável e ensinou-me muito bem, grande parte dos conhecimentos de eletricista que tenho hoje em dia, vêm de este homem, ensinou-me a ser um eletricista de qualidade, de qualquer forma  trabalhei verões sem conta com ele, em tempo integral, e uma semana por mês, enquanto havia aulas na escola secundária.

E sim, eu faltei à escola para que eu pudesse ir trabalhar o máximo que conseguisse! Ser um eletricista era mesmo a minha paixão. 🙂

a bela cidade de Lisboa, em Portugal

Na Primavera de 1978, formei-me e podia oficialmente dizer, que era um eletricista credenciado! E fui com o agora velho senhor, que me tinha ensinado a ser um eletricista, percorrer a cidade de Lisboa a fazer trabalhos e trabalhos sem conta, reparações elétricas, serviços de eletricista 24 horas e muito mais!

A segurança é altamente importante, não queremos que aconteça o que aconteceu a este eletricista: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/eletricista-cai-de-poste-e-morre-junto-ao-patrao

No entanto, no final do verão, o já velho senhor decidiu reformar-se e ir para a o centro de Lisboa, para uma pequena casa com a sua mulher. Então, naquele momento eu não conseguia encontrar um emprego como aprendiz, porque a economia era tão má!

Outono de 1981, encontrei um emprego como eletricista comercial, fiz reparações em shoppings, parques de escritório durante todos os anos 80, trabalhei o meu caminho até o capataz e corri enormes empregos que eu não acho que eu poderia correr agora, muito estresse! Verão 1989, a recessão começou e durou realmente até 1995, mas não era nada como o final dos anos de 1970, pelo menos, era possível encontrar um emprego, mas eu estava focado em ser o melhor eletricista possível em Lisboa, por isso fui à procura de emprego!

Finalmente, passado um mês, consegui arranjar emprego, e até aos dias de hoje, 2017, continuo a exercer a minha profissão como técnico eletricista, na empresa Portuguesa de nome, Eletricista Lisboa.

 

Esperemos que tenha gostado!

Se tem alguma questão visite a nossa página de contactos.